SOS Méditerranée resgata mais de 270 migrantes na Tunísia
As operações de resgate realizadas pelo Ocean Viking destacam a grave crise humanitária enfrentada por migrantes no Mar Mediterrâneo. A ONG alerta para o aumento de desaparecimentos e mortes na rota migratória em busca de segurança e melhores condições de vida.
O Ocean Viking, barco ambulância fretado pela organização SOS Méditerranée, resgatou 273 migrantes nas costas da Tunísia e Malta neste sábado (17).
Os resgatados, que incluíam sete crianças, estavam em três embarcações em perigo e receberam tratamento médico devido à exaustão e enjoo.
O resgate começou após um alerta do AlarmPhone sobre uma embarcação de madeira sobrecarregada na região de busca e salvamento da Tunísia, resultando no resgate de 65 pessoas.
Em sequência, o Ocean Viking atendeu a um novo alerta e resgatou 77 pessoas, incluindo duas crianças, com a ajuda do navio Aurora da ONG Sea Watch.
Mais tarde, foram resgatadas 131 pessoas em outra embarcação na região de Malta, incluindo um bebê e quatro crianças.
Em 2024, 2.475 pessoas perderam a vida ou desapareceram no Mar Mediterrâneo, a maioria no Mediterrâneo central, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Somente em 2025, quase 500 pessoas já desapareceram ou morreram.