SpaceX lança missão tripulada para sobrevoar os polos da Terra
Missão histórica da SpaceX leva uma equipe diversificada para explorar os polos da Terra. Durante os 3 a 5 dias de sobrevoo, os astronautas realizarão 22 investigações científicas sobre a vida no espaço.
SpaceX lançou sua 1ª missão tripulada para sobrevoar os polos da Terra em 31.mar.2025. A operação foi financiada e comandada por Chu Wang, um empresário maltês nascido na China.
A decolagem ocorreu a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 21h46 (horário local), com Wang e mais 3 convidados: a cineasta Jannicke Mikkelsen, a engenheira Rabea Rogge e o explorador Eric Philips.
A missão, chamada Fram2, homenageia um navio de expedição norueguês do século 19. O sobrevoo dos polos deve durar de 3 a 5 dias e incluir 22 pesquisas sobre exploração espacial e saúde humana.
Após a decolagem, o foguete seguirá em um trajeto inédito, com a cápsula voando a cerca de 440 km da superfície. Wang, um dos fundadores do F2Pool, expressou seu fascínio pelo espaço em suas redes sociais.
O propulsor do 1º estágio do Falcon 9 separou-se do 2º estágio e voltou para pouso em uma barcaça, enquanto a parte superior acelerou a tripulação a velocidades superiores a 28.000 km/h.
Durante a missão, imagens da separação da cápsula e da trajetória foram divulgadas nas redes sociais da SpaceX.