SpaceX pretende lançar neste domingo o Starship, foguete projetado para ir à Lua e a Marte
A SpaceX busca reverter três falhas consecutivas em testes do Starship com um novo lançamento programado para este domingo. A missão é crucial para as futuras operações da NASA e os planos de colonização de Marte.
A SpaceX se prepara para o décimo teste do Starship, veículo destinado a levar humanos à Lua e Marte.
A janela de lançamento abre neste domingo, 24, às 20h30 e vai até às 21h30 (horário de Brasília) da Starbase no Texas.
O teste busca superar uma série de três falhas anteriores, com um recente desastre em junho, onde o segundo estágio explodiu. A SpaceX identificou que um dano em um recipiente de nitrogênio foi a causa.
Para evitar novas falhas, os recipientes operarão com pressão reduzida e passarão por mais inspeções. A falha anterior, ocorrida em maio, envolveu a primeira reutilização do propulsor Super Heavy, que falhou durante a descida no mar devido a uma sobrecarga no tubo de transferência de combustível.
No teste deste domingo, a expectativa é de uma duração de aproximadamente uma hora, incluindo o lançamento de oito satélites Starlink para a internet de banda larga.
Se o teste for bem-sucedido, poderá colocar fim às falhas do megafoguete, fundamental para a Nasa na missão Artemis 3, prevista para maio de 2027, que realizará o primeiro pouso lunar tripulado do século 21.
Além disso, o Starship poderá ser lançado para Marte com um robô humanóide Optimus a bordo, com previsão até o final de 2026. A primeira missão com humanos ao planeta vermelho está projetada para 2029.