Stellantis faz trocas na liderança com a chegada de Antonio Filosa como CEO
Stellantis promove mudanças em sua alta gestão para enfrentar desafios significativos no mercado automotivo. Novo CEO, Antonio Filosa, busca reverter a queda nas vendas e melhorar a competitividade da empresa, especialmente na América do Norte.
A Stellantis (STLA) anunciou uma reorganização em sua equipe de alta gestão sob o novo CEO Antonio Filosa, com o objetivo de reverter a situação da montadora.
A nova equipe, composta por 13 membros, inclui a nomeação de Monica Genovese como chefe de compras, substituindo Maxime Picat, que deixa a empresa.
As ações da Stellantis caíram 1,8% nesta segunda-feira (23) e mais de um terço ao longo do ano.
Filosa, que começou seu cargo na segunda-feira, enfrenta desafios como a queda nas vendas nos Estados Unidos e custos elevados devido a tarifas do presidente Donald Trump.
A montadora também lida com excesso de capacidade na Europa, onde as entregas estão estagnadas por conta da concorrência com marcas chinesas como a BYD.
Na América do Norte, a Stellantis enfrenta problemas significativos, com uma queda de 20% nas vendas no primeiro trimestre, resultados decorrentes de cortes de custos realizados pelo ex-CEO Carlos Tavares.
Além da função de CEO, Filosa também liderará a América do Norte e suas marcas. A equipe inclui ainda Doug Ostermann, que gerenciará fusões e aquisições, e Jean-Philippe Imparato, responsável pela supervisão da Europa e suas marcas, como a Maserati.