HOME FEEDBACK

STF amanhece com clima tranquilo no dia do julgamento de Bolsonaro

Segurança reforçada marca o início do julgamento que pode tornar Jair Bolsonaro réu. A decisão da 1ª Turma do STF será crucial para o futuro do ex-presidente e outros sete denunciados por tentativa de golpe.

STF inicia julgamento sobre Jair Bolsonaro

Na 3ª feira (25.mar.2025), os arredores do STF (Supremo Tribunal Federal) amanheceram tranquilos, com um forte esquema de segurança, enquanto se iniciava o julgamento que definirá se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se tornará réu na denúncia da PGR (Procuradoria Geral da República) sobre tentativa de golpe de Estado.

Manifestações eram esperadas em frente à Corte para pressionar os ministros da 1ª Turma – Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Flávio Dino – a recusarem a denúncia.

A 1ª Turma analisará os argumentos preliminares das defesas para decidir sobre a existência de indícios de crime que justifiquem o início de uma ação penal contra Bolsonaro e outras 7 pessoas, todos do núcleo 1 da investigação.

Denunciados pela PGR:

  • Jair Bolsonaro
  • Outros 7 indivíduos do núcleo central

O presidente da 1ª Turma, Zanin, designou 3 sessões extraordinárias para apreciar a denúncia, com datas em:

  • 25.mar.2025, às 9h30 e 14h
  • 26.mar.2025, às 9h30

O julgamento seguirá o rito do Regimento Interno do Supremo. O ministro Moraes votará primeiro sobre o mérito da denúncia e, se aceitando, os demais ministros votarão na mesma ordem.

Se a 1ª Turma aceitar a denúncia e tornar réus os 8 acusados, o STF iniciará o processo de ouvir testemunhas e conduzir sua própria investigação, permitindo a produção de novas provas.

O julgamento refere-se somente ao 1º dos 4 grupos de denunciados e o mesmo processo será repetido para cada grupo, cujas datas já estão marcadas.

Leia mais em poder360