STF analisará suspensão de ação contra Ramagem na 6ª feira
STF analisará suspensão do processo penal contra deputado réu por tentativa de golpe. Projeto aprovado na Câmara pode beneficiar outros acusados, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
STF marca sessão para analisar suspensão de processo contra deputado Alexandre Ramagem
O presidente da 1ª Turma do STF, Cristiano Zanin, agendou para sexta-feira (9.mai.2025) uma sessão virtual para discutir a suspensão do processo penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), réu por tentativa de golpe de Estado em 2022.
A solicitação de análise ocorreu após o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), enviar um ofício à Corte informando a aprovação de um projeto que beneficia Ramagem e outros réus, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O projeto foi aprovado com 315 votos a favor, 143 contra, e 4 abstenções, com o relator Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) argumentando que a imunidade do congressista se estende a outros investigados.
Gaspar pediu a suspensão da ação penal em relação a todos os crimes imputados, mas há expectativa de que a Corte suspenda apenas as ações contra Ramagem.
O Psol anunciou que entrará com uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) no STF contra a suspensão, coletando assinaturas de outros partidos de esquerda.
Importante lembrar que o STF só pode agir se formalmente provocado por partidos políticos, a PGR (Procuradoria Geral da República) ou autoridades com prerrogativa de foro, o que decorre do princípio da “inércia da jurisdição”.