HOME FEEDBACK

STF apoia Moraes “de maneira inequívoca”, diz Gilmar Mendes

Gilmar Mendes manifesta apoio inequívoco a Alexandre de Moraes após sanções dos EUA. Ministros do STF discutem consequências das medidas restritivas em reuniões internas e com banqueiros.

Gilmar Mendes, ministro do STF, declarou apoio unequivoco ao ministro Alexandre de Moraes em suas decisões, durante evento sobre saúde pública nesta 3ª feira (12.ago.2025).

Ele destacou que Moraes é apenas relator do caso que investiga o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), relacionado à tentativa de golpe de Estado em 2022. Mendes afirmou que as decisões são colegiadas no plenário do STF.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está com prisão domiciliar desde 4 de agosto, por descumprir medidas cautelares após sua participação em manifestação no Rio de Janeiro.

O nome de Moraes foi incluído na Lei Magnitsky em 30 de julho, que o classifica como vítima de uma campanha opressiva. A decisão gerou divisão na Corte, com mais de metade dos ministros não apoiando uma carta em defesa do ministro.

  • Os EUA ameaçaram ministros que apoiarão Moraes.
  • A Lei Magnitsky impede negócios com empresas americanas e pode bloquear contas bancárias.

Segundo O Globo, Mendes, Moraes e Cristiano Zanin se reuniram com banqueiros para discutir as sanções dos EUA. Mendes confirmou que há conversas sobre efeitos das sanções, mas reafirmou que não há incômodo quanto às decisões de Moraes, que “cumpre um papel importantíssimo na defesa da democracia brasileira”.

Leia mais em poder360