STF encerra 1ª sessão de julgamento que pode tornar Bolsonaro réu
Ministros do STF iniciam julgamento de denúncia contra Jair Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe. A análise seguirá com os votos dos magistrados sobre as alegações preliminares apresentadas durante a sessão.
Presidente da 1ª Turma do STF, Cristiano Zanin, encerrou a 1ª sessão de análise do recebimento da denúncia contra Jair Bolsonaro e 7 aliados por tentativa de golpe de Estado às 12h30 desta 3ª feira (25.mar.2025).
Durante a manhã, o ministro Alexandre de Moraes leu o relatório do caso, e as defesas apresentaram suas sustentações orais. O julgamento será retomado às 14h, com os votos dos ministros sobre as alegações preliminares.
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, já havia determinado a lavratura de boletim de ocorrência devido ao desacato de um advogado, Sebastião Coelho, que ofendeu os ministros e foi detido pela Polícia Judicial.
O advogado do ex-presidente tentou alterar a ordem das falas, apresentando a delação de Mauro Cid como prova central, mas o pedido foi negado.
As defesas pediram a rejeição da denúncia. O julgamento de 3ª a 4ª feira avaliará se há elementos suficientes para iniciar uma ação penal. Caso aceitem a denúncia, os acusados se tornam réus.
Este processo refere-se ao 1º dos 4 grupos de denunciados. O núcleo central da organização criminosa é destacado nas investigações. Se aceito, o Supremo ouvirá testemunhas e conduzirá investigações antes das alegações finais, podendo pedir ao PGR absolvição ou condenação dos réus.
Datas importantes:
- Julgamento de outros grupos denunciados pelo PGR já com datas marcadas.