HOME FEEDBACK

STF inicia julgamento de Zambelli por perseguição armada em 2022

Deputada Carla Zambelli é julgada pelo STF por perseguição armada a jornalista e porte ilegal de arma. A parlamentar alega inocência e defende seu uso da arma em legítima defesa.

STF inicia julgamento de Carla Zambelli nesta 6ª feira (21.mar.2025) por perseguição armada ao jornalista Luan Araújo, ocorrida em outubro de 2022.

A parlamentar enfrenta também acusações de porte ilegal de arma e constrangimento ilegal.

A denúncia foi recebida pelo ministro Gilmar Mendes em outubro de 2023 e liberada para julgamento em 11 de março de 2025. A sessão ocorrerá em plenário virtual.

Zambelli declarou confiar na Justiça e afirma que um disparo anterior comprova sua inocência.

O STF decidiu torná-la ré por 9 votos a 2. Os ministros Nunes Marques e André Mendonça foram contra a abertura do processo, defendendo que o caso é de competência da Justiça de São Paulo.

Durante o incidente, Zambelli alegou ter sido agredida, e justificou o uso da arma ao afirmar que desejava chamar a polícia. Mensagens ofensivas do jornalista foram divulgadas por ela nas redes sociais.

A PGR alegou que Zambelli abusou do direito de uso da arma ao perseguir o jornalista, mesmo que alegasse estar defendendo sua honra. O caso ocorreu um dia antes do 2º turno das eleições presidenciais de 2022.

O Poder360 tentou contato com Zambelli sobre o julgamento, mas não obteve resposta até a publicação da reportagem.

Leia mais em poder360