STF inicia oitivas de testemunhas em ação sobre tentativa de golpe
O STF iniciou as audiências por videoconferência, ouvindo testemunhas de acusação e defesa em três ações penais relacionadas à tentativa de golpe de Estado. As oitivas seguem até 23 de julho, com depoimentos que incluem relatos sobre ações da PRF durante as eleições de 2022.
STF inicia oitivas em Ações Penais relacionadas a tentativa de golpe de Estado
O STF (Supremo Tribunal Federal) começou, às 9h10 de 14.jul.2025, as oitivas de testemunhas nas AP (Ações Penais) 2693, 2696 e 2694 (Núcleos 2, 3 e 4) da tentativa de golpe de Estado. As audiências ocorrerão até 23 de julho, por videoconferência.
A audiência começou com depoimentos de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria Geral da República). O primeiro a depor foi Adiel Pereira Alcântara, ex-coordenador de Inteligência da PRF (Polícia Rodoviária Federal). Ele já havia sido ouvido em maio nas audiências do núcleo 1.
Alcântara reafirmou que seguiu ordens de superiores em relação aos bloqueios realizados pela PRF durante o 2º turno das eleições de 2022, destacando a inclinação política do ex-diretor da PRF, Silvinei Vasques, ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O próximo a depor será Clebson Ferreira de Paula Vieira, ex-analista de inteligência do Ministério da Justiça, também indicado pela PGR e ouvido em audiência anterior.
Cronograma das oitivas:
- Núcleo 2
- Núcleo 3
- Núcleo 4
Todos os acusados respondem pelos crimes de: