STF leva em média 722 dias para julgar ações penais, diz estudo
Estudo revela que o STF leva, em média, quase dois anos para decidir ações penais. O tempo de julgamento do caso de Jair Bolsonaro é impactado pela prioridade dada a processos relacionados ao 8 de Janeiro.
STF analisa ações penais em média de 722 dias
Levantamento da pesquisadora Ana Laura Barbosa revela que o tempo médio de resolução do STF dificulta a conclusão do caso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2023.
A média de dias diminui para 605 dias nos julgamentos de relatoria do ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo caso de Bolsonaro. Desde 2023, os 20 processos sob sua responsabilidade levaram, em média, 1 ano e 9 meses para uma decisão colegiada.
O levantamento, feito com dados da plataforma Corte Aberta, mostra que o tempo médio de julgamentos colegiados tem diminuído significativamente. Essa queda se deve à prioridade dada a casos relacionados aos eventos de 8 de Janeiro.
Bolsonaro expressou sua insatisfação com a tramitação do seu processo no STF, afirmando que Moraes age de forma acelerada para impedi-lo de disputar as eleições de 2026.
No dia 13 de março, ele comentou que o "devido processo legal, por aqui, funciona na velocidade da luz" e insinuou que essa agilidade se deve ao seu destaque nas pesquisas de intenção de voto para 2026. Ele está inelegível e impedido de concorrer nas próximas duas eleições: 2026 e 2028.