STF marca data do julgamento de Bolsonaro: veja quem são os outros réus
O julgamento envolverá acusações de tentativa de golpe e associação criminosa contra Bolsonaro e outros sete réus. As sessões extraordinárias foram agendadas para o início de setembro no STF.
Início do julgamento de Jair Bolsonaro marcado para 2 de setembro
O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), definiu a data do julgamento de Jair Bolsonaro (PL) e mais sete réus na ação sobre tentativa de golpe de Estado.
As sessões extraordinárias ocorrerão nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro, conforme comunicado divulgado nesta sexta-feira (15).
A Procuradoria-Geral da República (PGR) afirma que o grupo é central em uma tentativa de manter Bolsonaro no poder após sua derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.
Além do ex-presidente, os réus enfrentam acusações de:
- Golpe de Estado
- Associação criminosa armada
- Abolição violenta do Estado Democrático de Direito
- Dano contra o patrimônio da União
- Deterioração de patrimônio tombado
Os julgadores serão os integrantes da Primeira Turma do STF: Zanin, Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Cármen Lúcia e Luiz Fux.
Nas alegações finais, os réus negam os crimes, afirmam a falta de provas da PGR e contestam o julgamento no STF ao invés da justiça comum, além da ausência de análise pelo plenário.
Os advogados de Bolsonaro também solicitaram a anulação da delação premiada de Mauro Cid.