HOME FEEDBACK

STF: Moraes manda investigar operações de câmbio suspeitas feitas antes do tarifaço de Trump

Investigação mira transações suspeitas de moedas antes do anúncio das tarifas pelo governo americano. AGU aponta movimentações que podem indicar uso de informações privilegiadas por investidores.

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou a abertura de investigação sobre operações suspeitas de compra e venda de dólares.

A determinação ocorreu hoje, após pedido da Advocacia-Geral da União (AGU). A AGU identificou movimentações suspeitas no mercado cambial antes do anúncio do tarifaço de 50% do presidente dos EUA, Donald Trump.

A solicitação foi motivada por uma reportagem do Jornal Nacional, que revelava diversas operações suspeitas no dia do tarifaço.

A AGU também pediu que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) fosse informada sobre as transações e tomasse “providências administrativas e civis”.

O pedido menciona um comunicado do investidor Spencer Hakimian, que alertou para possíveis ganhos de 25% a 50% com operações baseadas em informações antecipadas.

A decisão de Moraes se insere em um inquérito para apurar a atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA contra autoridades brasileiras. A apuração sobre as operações suspeitas será apartada e sigilosa.

Com informações do Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico.

Leia mais em valorinveste