HOME FEEDBACK

STF não dá a mínima para o que Trump fala e nem pode dar, diz Lula

Lula afirma que ataques de Trump não influenciam decisões do STF e ressalta que ações contra Bolsonaro seguem critérios legais. O presidente brasileiro também destaca a busca por respeito nas relações internacionais e anuncia medidas de resposta à sobretaxa imposta pelos EUA.

Lula afirmou nesta quarta-feira (6) que os ataques de Donald Trump não impactam o STF. Durante entrevista à Reuters, declarou: "A Suprema Corte nossa não está dando a mínima para o que fala o Trump".

Trump citou os processos contra Jair Bolsonaro na carta que anunciou a sobretaxa de 50% aos produtos do Brasil, alegando perseguição judicial. Lula respondeu: "A Suprema Corte está julgando Bolsonaro com base nos autos e nas falas das pessoas que trabalharam com ele".

Ele também lembrou do plano de assassinato contra ele, Alckmin e o juiz do caso de Bolsonaro, afirmando: "Importante citar que no governo Bolsonaro, ele tinha arquitetado matar a mim".

Sobre a possibilidade de ligar para Trump para discutir as tarifas, Lula disse que não se deve se "humilhar para outro". Ele já havia mencionado não ter intenção de ligar, apesar da abertura de Trump para comunicação.

O governo brasileiro acionou os EUA na OMC como resposta às tarifas, um gesto simbólico em defesa do sistema multilateral. Apesar da baixa probabilidade de sucesso, a consulta foi apresentada na missão do EUA.

A Índia, aliada no Brics, também recebeu a mesma sobretaxa, e Lula deve ligar para Modi na quinta-feira (7) para discutir o assunto.

Desde o aumento das tarifas, o vice-presidente Geraldo Alckmin tem se reunido com setores industriais e agrícolas para analisar os impactos da crise comercial, que se arrasta desde o primeiro aumento anunciado por Trump. O governo brasileiro inicialmente enviou cartas aos EUA pedindo esclarecimentos, mas não obteve respostas.

Leia mais em folha