STF retoma sessão e Moraes inicia análise das defesas dos denunciados
Ministro analisa denúncia contra Jair Bolsonaro e outros por tentativa de Golpe de Estado. A sessão inclui argumentos das defesas e preliminares sobre a competência do tribunal e acesso a provas.
Ministro Alexandre de Moraes, da Primeira Turma do STF, iniciou, nesta terça-feira (25), a análise da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete pessoas por tentativa de Golpe de Estado.
A sessão começou com a leitura do relatório do caso, seguido pela apresentação do procurador-geral da República, Paulo Gonet, sobre os principais pontos da denúncia.
As defesas dos acusados, que incluem ex-ministros e um deputado, fizeram sustentações orais. Agora, Moraes analisará as preliminares, que contestam a competência da Primeira Turma e pedem a suspensão do julgamento por falta de acesso a provas.
Os acusados, além de Jair Bolsonaro, são:
- Walter Braga Netto
- Augusto Heleno
- Paulo Sérgio Nogueira
- Anderson Torres
- Alexandre Ramagem (PL-RJ)
- Almir Garnier
- Mauro Cid
As denúncias incluem organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
A Primeira Turma, composta por cinco ministros, é formada por Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.