STF retomará julgamento que pode tornar Bolsonaro réu na 4ª feira
STF suspende julgamento de denúncia contra integrantes do golpe de 2022. A decisão adiou a análise que pode tornar réus ex-presidentes e ex-ministros envolvidos no caso.
A 1ª Turma do STF suspendeu o julgamento sobre a denúncia da PGR contra 8 acusados de tentativa de golpe de Estado em 2022. O julgamento será retomado na quarta-feira, 25 de março de 2025.
No dia 26 de março, às 9h30, o mérito da denúncia será analisado, avaliando se os integrantes do núcleo crucial do plano de golpe, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, seu vice Braga Netto e três ex-ministros, se tornarão réus.
Caso se tornem réus, será aberto um processo criminal contra os acusados. Neste momento, não se discute condenação ou absolvição.
No dia 25 de março, duas sessões foram realizadas para o 1º dia de julgamento. Pela manhã, os ministros ouviram as defesas contra as alegações do procurador Paulo Gonet. À tarde, os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin rejeitaram todos os pedidos preliminares das defesas.
A unanimidade foi a regra, exceto no pedido para que a análise fosse levada ao plenário do STF, onde há 11 ministros; Fux foi o único a apoiar essa mudança.
As acusação da PGR prevê penas que somam até 43 anos de prisão. O núcleo crucial é composto por integrantes do alto escalão do governo e das Forças Armadas, responsáveis por decisões de impacto social no suposto plano criminoso.