STF sofreu 752 milhões de tentativas de ataques hackers ao sistema eletrônico em 3 meses
STF bloqueia 752 milhões de tentativas de ataques cibernéticos em três meses. Segurança do tribunal se reforça com monitoramento constante e ferramentas automatizadas.
STF registra 752 milhões de tentativas de invasão aos seus sistemas nos últimos três meses, todas bloqueadas por uma ferramenta de segurança. Em 2025, houve ataques cibernéticos diariamente.
Desde janeiro de 2025, a segurança cibernética do STF recebeu 280 mil alertas por comportamentos suspeitos, como ataques de força bruta e vírus, todos também impedidos.
Os bloqueios são automatizados, com picos de ataques em dias específicos, sem relação com decisões judiciais. O maior pico foi em 5 de março, com mais de 100 milhões de tentativas, seguido por 60 milhões dois dias depois.
Em 8 de abril, novamente foram detectados 60 milhões de ataques, enquanto em julho o pico foi em 3 de julho com quase 40 milhões.
Os ataques são realizados por robôs que sobrecarregam o sistema. Com o crescimento dos ataques, o STF aprimorou suas ferramentas de segurança, garantindo a proteção dos sistemas. No ano passado, houve um breve desligamento do site, mas nenhuma invasão bem-sucedida.
Este ano, todas as tentativas de invasão foram contidas, mantendo a integridade do site e dos sistemas da Corte.