HOME FEEDBACK

STF tem maioria para tornar réus Bolsonaro e mais 7 por golpe

Supremo Tribunal Federal aceita denúncia contra Jair Bolsonaro e outros réus por tentativa de golpe. A ação penal pode levar a penas de até 43 anos de prisão para os acusados.

A maioria dos ministros da 1ª Turma do STF votou em 26.mar.2025 para receber a denúncia contra Jair Bolsonaro (PL) e outros 7 por tentativa de golpe de Estado em 2022.

Com o voto do ministro Luiz Fux, o ex-presidente e aliados se tornam réus, iniciando uma ação penal que pode resultar em condenação de até 43 anos de prisão.

O colegiado, com 5 ministros, analisa a denúncia da PGR contra 34 pessoas. A decisão indica que há indícios de crimes fortes o suficiente para a ação penal.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, afirmou que a denúncia apresenta provas “satisfatórias”. Ele alegou que Bolsonaro liderou o plano que atacou a credibilidade das urnas.

O ministro Dino comparou os eventos ao golpe militar de 1964 e destacou que, embora não tenham ocorrido mortes no dia, houve assassinatos posteriormente.

Os acusados são responsabilizados por tentativas de impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022. O processo se refere apenas ao primeiro grupo de criminosos e será seguido por investigações e audiências para outros grupos denunciados.

Leia mais em poder360