HOME FEEDBACK

Subsidiária da Meta demitirá mais de dois mil moderadores que filtravam discurso de ódio

Mais de 2.000 moderadores da Telus International em Barcelona serão dispensados após o término do contrato com a Meta. As demissões ocorrem em um contexto de mudanças nas políticas de moderação de conteúdo da gigante americana.

Mais de 2.000 moderadores de conteúdo serão demitidos na Espanha devido ao relaxamento das políticas regulatórias da Meta, empresa-mãe do Facebook e Instagram.

A empresa canadense Telus International, que opera em Barcelona, anunciou formalmente um plano de demissões em reunião com os sindicatos. O sindicato Comissões de Trabalhadores (CCOO) informou que 2.059 funcionários afetados realizaram funções de moderação de conteúdo.

As demissões ocorrerão após o cancelamento do contrato da Telus com a Meta. O acordo preliminar prevê "máxima indenização legal" de 33 dias por ano trabalhado, com demissões em etapas durante 2025.

Apesar do acordo, o CCOO destacou a necessidade de profissionalização no setor de moderação e pediu pela criação de empregos estáveis.

A Meta não comentou sobre o número exato de demissões, mas reiterou que ainda possui cerca de 40.000 pessoas em segurança, incluindo 15.000 revisores de conteúdo.

Desde 2018, o centro de Barcelona da Telus moderava conteúdos em múltiplos idiomas, como espanhol, catalão, francês, hebraico e português.

Recentemente, a Meta anunciou mudanças em suas práticas de moderação, visando eliminar menos conteúdos considerados violadores de seus padrões.

Leia mais em o-globo