HOME FEEDBACK

Summit Brazil-USA: Brasil precisa de reformas para ativar potencial e virar opção de investimento, diz co-head global do BofA

Alexandre Bettamio destaca a necessidade urgente de reformas no Brasil para atrair investimentos e aumentar a confiança dos investidores. Ele alerta que a falta de responsabilidade fiscal e de medidas eficazes impede o país de avançar no cenário global.

Alexandre Bettamio, co-head global do Bank of America, afirma que o Brasil precisa fazer seu "dever de casa" e implementar reformas para atrair investimentos. Ele participou da 2ª edição do Summit Brazil–USA, em Nova York.

Bettamio destaca que, sem reformas, o país não sairá do lugar e ficará "patinando". Apesar dos setores promissores como tecnologia, agronegócio e commodities, o Brasil atualmente não é uma opção atraente para investidores, representando menos de 1% das bolsas mundiais.

Ele aponta que, no índice MSCI de emergentes, o Brasil tem apenas 4% da alocação, uma queda significativa em relação aos 20% anteriores.

Bettamio comenta que a desvalorização do real está ligada à falta de responsabilidade fiscal e que a vontade política é essencial para mudar esse cenário, sem a necessidade de aumentar impostos.

Ele acredita que o Brasil possui potencial extraordinário e deveria ter um "selo de qualidade" das agências de classificação de risco, pois atualmente não está no "jogo grande" dos investimentos.

O ano pode ser "muito positivo" para os mercados, dependendo da resolução das questões tarifárias entre os Estados Unidos e China. Bettamio menciona a estabilidade atual como um bom sinal para o mercado, que continua ativo.

Com a economia americana em pleno emprego e empresas não endividadas, ele é otimista sobre um ano positivo para os mercados, contanto que as questões tarifárias sejam resolvidas.

Leia mais em o-globo