Summit Brazil-USA: Inflação é uma questão a ser enfrentada, mas não é dramática, diz Durigan
Durigan destaca que a inflação não é uma questão dramática e que o governo está comprometido em manter a gestão fiscal rigorosa e transparente. Ele também antecipa a apresentação de um projeto sobre precatórios no segundo semestre, visando mitigar os riscos fiscais.
Infl ação: não é dramática, afirma Dario Durigan
O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, declarou que a inflação é “uma questão” a ser enfrentada, mas “não é uma questão dramática”. Ele falou durante o Summit Brazil-USA, em Nova York.
Durigan destacou que projeções apontam para a redução da inflação, que teve um acumulado de 5,53% em 12 meses até abril. A meta do Banco Central é de 3%, com uma variação tolerada de 1,5 ponto percentual.
A taxa Selic atual está em 14,75% ao ano. Ele ressaltou que manter o arcabouço fiscal é um desafio, mas menor do que nos anos anteriores, e que a gestão fiscal será feita com rigor e transparência.
Além disso, Durigan mencionou que o governo apresentará um projeto no segundo semestre para solucionar a questão dos precatórios, que precisam ser regularizados até 2027, de acordo com decisão do STF.
Ele afirmou ser necessário “mitigar os riscos” representados por algumas políticas públicas que aumentam essas despesas, e que a solução requer medidas pontuais.
Dario concluiu que o governo busca criar um país em crescimento, com equilíbrio social, ambiental e fiscal.