HOME FEEDBACK

Summit/NY: Tarifaço torna mais urgente reforçar condições competitivas das empresas brasileiras, diz CEO da Gerdau

Gustavo Werneck destaca a urgência de reformas no Brasil para aumentar a competitividade das empresas nacionais diante das tarifas impostas por Trump. Ele enfatiza a necessidade de um ambiente de negócios mais favorável, sem proteção, mas com defesa para a indústria local.

CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, afirma que o tarifaço de Trump aumenta a urgência para o governo brasileiro melhorar as condições competitivas. Ele fala no Summit Valor Brazil-USA em Nova York.

Werneck destaca que as empresas brasileiras não precisam de proteção, mas sim de defesa. Ele propõe atuação em duas frentes:

  • Agenda de reformas para reduzir custos e melhorar o ambiente de negócios.
  • Garantir competição justa, especialmente contra o aço importado da China, que tem custo inferior ao minério de ferro brasileiro.

Ele compara os custos de gás natural: US$ 3 por milhão de BTUs nos EUA e US$ 16 no Brasil.

Werneck considera a reforma tributária no Brasil como transformacional, destacando a diferença no número de funcionários tributários entre os dois países.

Além disso, enfatiza a importância de fortalecer relações com os EUA, nosso principal investidor, e sugere que o Brasil busque negociações vantajosas com a China para desenvolver cadeias econômicas locais, especialmente em setores como o de carros elétricos.

Por fim, ressalta a necessidade de definir conteúdo local para apoiar a indústria nacional.

Leia mais em o-globo