Supremo está sempre desagradando alguém, afirma Barroso
Barroso defende atuação do STF e destaca a importância do consenso na resolução de conflitos sociais. Ele comenta sobre a demanda crescente por decisões da Corte, que frequentemente desagrada diversos atores políticos.
Presidente do STF, Roberto Barroso, comenta sobre atuação da Corte.
Em entrevista ao videocast da Folha de S.Paulo, Barroso afirmou que o STF “está sempre desagradando alguém” e que há uma “percepção equivocada” sobre sua atuação, já que muitos atores políticos podem provocar o tribunal.
Ele ressaltou que o Supremo decide questões divisivas da sociedade brasileira, e que é preferível resolver conflitos por consenso do que por derrotas. “Se você puder resolver os problemas de maneira consensual, é melhor”, disse.
Barroso participa do 13º Fórum de Lisboa, que discute “Direito, democracia e sustentabilidade na era inteligente”. Ele também comentou que o STF decidirá sobre o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) se não houver consenso.
O governo Lula acionou o STF contra um decreto que limitou o aumento do IOF, protocolando uma Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) sob relatoria de Alexandre de Moraes, que já é relator de outras ADIs sobre o mesmo tema.