Suspensão de voos da Voepass: o que fazer se tenho passagens marcadas? Tire dúvidas com especialistas
Voepass enfrenta suspensão dos voos pela Anac, afetando cerca de 33 mil passageiros. Procon notifica a companhia e Latam para esclarecimentos sobre assistência e reembolso.
Anac suspende voos da Voepass devido a irregularidades de segurança operacional. Cerca de 33 mil passagens precisam ser reembolsadas ou remarcadas.
A suspensão ocorreu após a Voepass não solucionar problemas identificados em fiscalizações. A Anac intensificou a supervisão após um acidente aéreo em agosto de 2022, que resultou em 62 mortes.
O Procon de São Paulo notificou a Voepass e a Latam para que esclareçam como estão atendendo os consumidores afetados. A fiscalização está em vigor no aeroporto de Congonhas.
- Passageiros têm direitos a alimentação e hospedagem em caso de delays.
- Devem entrar em contato diretamente com a companhia aérea ou com quem vendeu a passagem.
Recomendações:
- Voepass deve oferecer reembolso integral ou reacomodação em outros voos.
- Se a passagem foi comprada via agência ou outra companhia, esta deve prestar assistência.
- É essencial manter registros de comunicação com a empresa.
O reembolso deve ser solicitado à empresa vendedora da passagem. Se a empresa não atender, é possível comprar nova passagem e buscar reembolso posteriormente.
Acompanhamento do pedido pode ser feito via canais de atendimento, e em caso de demoras, o consumidor pode renovar o pedido ou buscar apoio de entidades de defesa do consumidor.
Se não houver compensação adequada, recomenda-se acionar a Anac e o Procon, ou registrar queixas na plataforma Consumidor.gov.br.