Sustentabilidade em campo, nas quadras, em tudo!
Fórum "Sustentabilidade em Campo" busca integrar práticas ESG no esporte, promovendo transformações sociais e ambientais. A iniciativa visa engajar atletas, clubes e a sociedade na ocorrência dos ODS até 2030.
Movimento "Sustentabilidade em Campo" busca integrar sustentabilidade e esporte, promovendo os conceitos ESG.
O painel do Fórum Sustentabilidade em Campo, realizado em 4 de agosto no Museu do Futebol em São Paulo, conectou atletas, clubes e patrocinadores para discutir impactos ambientais de eventos esportivos.
Sustentabilidade em Campo foi criado no segundo semestre de 2024, inspirado pelos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, com foco no esporte como ferramenta para ação social.
O movimento começa com o futebol, mas visa expandir para outras modalidades como tênis, esportes olímpicos e paralímpicos e automobilismo.
- Fórum Sustentabilidade em Campo: anual, para compartilhar práticas sustentáveis na cadeia do esporte.
- Índice Brasileiro de Sustentabilidade no Futebol: análise anual das práticas ESG de clubes das Séries A do Campeonato Brasileiro.
- Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027: compromisso com evento sustentável e herança positiva para as cidades-sede.
Os ODS são aplicáveis ao esporte em várias frentes, como:
- ODS 3: saúde e bem-estar pela prática esportiva.
- ODS 5: igualdade de gênero através do incentivo ao futebol feminino.
- ODS 8: geração de emprego e crescimento econômico.
- ODS 10 e 16: inclusão social e paz nas comunidades.
- ODS 11: urbanização inclusiva.
- ODS 12: consumo responsável e redução de resíduos.
- ODS 13: ações contra mudança climática em eventos esportivos.
- ODS 17: parcerias entre setores.
Sonia Consiglio, SDG Pioneer e especialista em Sustentabilidade, expressa apoio e acompanhará os avanços do movimento, enfatizando a importância da conscientização social, ambiental e de governança em todos os setores.