HOME FEEDBACK

Suzuki supera Mercedes e lidera importações de carros no Japão, diz associação

Suzuki alcança liderança em importações de automóveis no Japão, impulsionada pelo sucesso do Jimny Nomad. Montadora japonesa registrou um aumento significativo nas vendas, superando a Mercedes pela primeira vez.

Suzuki supera Mercedes e se torna a maior importadora de automóveis do Japão em junho, impulsionada pelo modelo Jimny Nomad e outro SUV popular da Índia.

A montadora japonesa importou 4.780 veículos no mês, um crescimento de 230 vezes em relação ao ano anterior, segundo a Associação de Importadores de Automóveis do Japão.

A Suzuki já havia conquistado o primeiro lugar em abril. Apesar de ser uma das menores fabricantes em termos de produção global, sua performance é notável.

O cenário de importação de automóveis é tema atual, especialmente com ameaças de tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, visando aumentar as importações de carros norte-americanos para o Japão.

Os consumidores japoneses priorizam especificidade de modelos em vez da origem da produção, segundo o analista Takeshi Miyao.

O Jimny Nomad, preço inicial de ¥ 2,65 milhões (US$ 18.300), teve cerca de 50.000 pré-encomendas antes do lançamento, forçando a Suzuki a interromper os pedidos após quatro dias.

A montadora planeja aumentar a produção do Jimny Nomad na Índia a partir de julho, aumentando as importações, e já começou a importar outro SUV, o Fronx.

A Suzuki projeta que o mercado indiano de automóveis atingirá 20 milhões de unidades anuais até 2047, com meta de 50% de participação da Maruti Suzuki até 2030.

A Honda também se destacou com o WR-V, enquanto suas importações cresceram 22 vezes, totalizando 45.107 veículos no ano passado.

No primeiro semestre, a Honda ficou em segundo lugar com 22.000 veículos, atrás da Mercedes-Benz com 25.016 unidades.

A Nissan ficou em nono lugar com seu crossover Kicks, e a Jeep teve um bom desempenho, vendendo mais de 4.000 unidades de janeiro a junho.

Fonte: bloomberg.com

Leia mais em bloomberg