Tarcísio, Caiado, Zema, Ratinho, Leite e outros; veja quem tem a maior aprovação na Genial/Quaest
Caiado lidera avaliação entre governadores, enquanto Cláudio Castro registra a pior. A pesquisa mostra variações significativas nas aprovações nos estados, com destaque para áreas como segurança e educação.
Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), tem a gestão mais bem avaliada entre os oito Estados pesquisados pela Genial/Quaest, entre 13 e 17 deste mês.
Por outro lado, Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, é o que possui a pior avaliação. O levantamento foi divulgado em 22 de setembro.
A aprovação de Caiado aumentou de 86% para 88% entre abril e agosto, com desaprovação estacionada em 9%. As áreas mais bem avaliadas são:
- Segurança: 74%
- Educação: 71%
Outro governador destacado é Ratinho Júnior (PSD)84% e desaprovação de 12%. Seu melhor índice é na área de emprego e renda: 64%.
Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, tem 60% de aprovação e 29% de desaprovação. A área mais bem avaliada é infraestrutura e mobilidade: 49%.
Jerônimo Rodrigues (PT) na Bahia, alcança 59% de aprovação, com 33% de desaprovação. O melhor desempenho é em infraestrutura e mobilidade: 45%.
Eduardo Leite (PSD) no Rio Grande do Sul, tem 58% de aprovação, apresentando queda em relação a fevereiro. O desempenho nas áreas de emprego e renda e educação foi de 35% cada.
Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, viu a aprovação cair para 55%, com desaprovação em 35%. Seu desempenho é melhor em emprego e renda e educação: 43%.
Raquel Lyra (PSD), em Pernambuco, mantém a aprovação em 51% e a desaprovação em 45%. Sua melhor área é educação: 55%.
Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, tem 43% de aprovação, leve melhora, e desaprovação de 41%. O melhor resultado é em infraestrutura e mobilidade: 32%.
A pesquisa ouviu 1.644 entrevistas em SP, 1.482 em MG, 1.404 no RJ, 1.200 na BA, 1.104 em GO, PR, RS e PE. A margem de erro é de 2 pontos percentuais em SP e 3 pontos nos demais Estados, com nível de confiança de 95%.