HOME FEEDBACK

Tarcísio critica Lula após taxa de Trump contra Brasil: 'Não adianta se esconder atrás do Bolsonaro'

Tarcísio de Freitas responsabiliza Lula pela imposição de tarifas americanas e critica a postura do governo em relação a negociações. O Itamaraty manifesta contrariedade às declarações de Trump e busca esclarecimentos diplomáticos.

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) criticou presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após a decisão de Donald Trump de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.

Tarcísio, aliado de Jair Bolsonaro (PL), afirmou que "não adianta" Lula "se esconder atrás do Bolsonaro".

Em uma postagem no X, o governador disse: "Lula colocou sua ideologia acima da economia" e ressaltou que o Brasil teve tempo para buscar negociações, ao invés de prestigiar ditaduras.

O governo brasileiro convocou pela segunda vez o encarregado de negócios da Embaixada dos EUA, Gabriel Escobar, para dar explicações sobre a taxação.

O Itamaraty informou que a carta de Trump era "ofensiva" e continha "inverdades".

Após o anúncio, Lula respondeu que qualquer medida unilateral de elevação de tarifas será tratada segundo a Lei Brasileira de Reciprocidade Econômica, que permite contramedidas proporcionais às ações prejudiciais ao Brasil.

Lula enfatizou que o "Brasil é um país soberano" e que o processo judicial contra planejadores de golpe é de competência apenas da Justiça Brasileira.

Leia mais em exame