Tarcísio diz que agro paulista será o 1º a se descarbonizar no Brasil
Governador destaca importância da transição energética no agronegócio. Tarcísio de Freitas ressalta que o uso de biocombustíveis e tecnologias inovadoras pode colocar São Paulo na liderança da sustentabilidade agrícola no Brasil.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou que o agronegócio do Estado será o primeiro do país a se descarbonizar.
A afirmação foi feita nesta terça-feira (6.mai.2025) durante o evento “Cenário Político e a Agricultura Tropical”, promovido pela CNA e o Senar, na capital paulista.
Tarcísio não mencionou um prazo para a total descarbonização do setor, mas destacou que a transição energética inclui o uso de biocombustíveis, como etanol e biometano.
Ele salientou que o Brasil pode liderar a produção de combustível sustentável para aviação e mencionou o uso de hidrogênio a partir do etanol, com a USP já produzindo essa tecnologia, que pode revolucionar a indústria.
O governador, visto como potencial candidato à Presidência da República em 2026, ressaltou que o crescimento do agro brasileiro se baseia em três eixos:
- Bioeconomia
- Economia do conhecimento
- Transição energética
“As tecnologias são em sua maioria nacionais. Temos orgulho do que estamos construindo”, finalizou Tarcísio.