Tarcísio promete “mão pesada” contra os acusados de fraudes em SP
Governador anuncia medidas severas contra fraudes no ICMS após operação do MP. Tarcísio de Freitas destaca que agentes públicos e empresários envolvidos enfrentarão consequências legais e administrativas.
Governador de SP promete punições severas
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou na sexta-feira (15.ago.2025) medidas rigorosas contra fraudes no ICMS dentro da Secretaria da Fazenda estadual.
Ele declarou: “Agora é partir para punição rigorosa dos agentes em todas as esferas... Eles vão sentir a mão pesada do Estado.” As afirmações foram feitas durante evento em Sorocaba (SP).
Um esquema de corrupção envolvia a cobrança de propinas por auditores fiscais para acelerar a emissão de créditos tributários, movimentando cerca de R$ 1 bilhão ilegalmente.
Tarcísio afirmou que as irregularidades começaram em 2021, antes de sua gestão, que começou em janeiro de 2023.
O caso foi revelado na terça-feira (12.ago) com a Operação Ícaro, do MP-SP, resultando na prisão de 2 funcionários da Fazenda e dos empresários Sidney Oliveira (Ultrafarma) e Mário Otávio Gomes (Fast Shop). Ambos foram liberados na sexta.
Os principais alvos são auditores fiscais e empresários que pagaram propina para vantagens fiscais. Outras empresas de varejo e serviços também estão sendo investigadas.