HOME FEEDBACK

Tarcísio propôs ao STF que Bolsonaro viaje para negociar com Trump, diz jornal

Governador de SP tenta liberar Bolsonaro para negociações com Trump, mas proposta é rejeitada pelo STF. Ministros consideram a ideia fora de propósito e destacam a violação das atribuições diplomáticas do Brasil.

Governador Tarcísio de Freitas propôs aos ministros do STF que autorizassem Jair Bolsonaro a deixar o Brasil para negociar com Donald Trump a redução de tarifas sobre produtos brasileiros.

O pedido foi considerado pelos magistrados como “totalmente fora de propósito” e “esdrúxulo”.

O Supremo Tribunal Federal rejeitou a proposta de forma unânime, afirmando que Bolsonaro, com o passaporte apreendido, é impedido de sair do país devido a investigações sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022.

Ministros apontaram que há risco de Bolsonaro buscar asilo político com apoio de Trump, dificultando sua extradição. Além disso, a proposta de Tarcísio foi considerada uma violação da lógica institucional da diplomacia brasileira.

Segundo aliados de Bolsonaro, a ideia incluía um acordo político mais amplo, onde ele viajaria aos EUA acompanhado do presidente da Câmara, Hugo Motta, e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para tentar uma anistia no Congresso em troca de um gesto de Trump.

Leia mais em infomoney