HOME FEEDBACK

Tarifa de 50% de Trump sobre o Brasil e dados de inflação mexem com a bolsa

O tarifaço anunciado por Donald Trump provoca preocupação no mercado brasileiro, especialmente com o impacto nas ações. Enquanto isso, a divulgação do IPCA deve trazer novas expectativas em relação à inflação do país.

Tarifaço de Donald Trump impacta Brasil

O tarifaço anunciado por Donald Trump afetará o Brasil, gerando repercussões no mercado e possível queda de ações.

Desde o início da semana, as tensões entre Estados Unidos e Brasil aumentaram devido à ameaça de Trump de taxar países que apoiam as “políticas antiamericanas” dos Brics.

O presidente Lula criticou a medida e afirmou que o Brasil responderá com a Lei de Reciprocidade Econômica, ressaltando que o país não aceitara ser tutelado.

Importante observar que, entre os países do Brics, apenas o Brasil possui dívida comercial com os EUA, o que pode prejudicar a economia local.

Dados de inflação também esperados

Hoje, às 9h, o IBGE divulgará o IPCA de junho. Espera-se uma alta de 0,19%, inferior a 0,26% em maio, devido ao comportamento dos preços dos alimentos e à apreciação cambial.

No acumulado de 12 meses, o IPCA poderá marcar 5,30%, com projeções variando entre 5,22% e 5,37%. Caso a inflação desacelere, o Banco Central poderá ter espaço para cortes nos juros.

Entretanto, o impacto das disputas tarifárias internacionais no cenário inflacionário é incerto.

Leia mais em valorinveste