HOME FEEDBACK

Tarifaço: Brasil amenizará efeitos com novos mercados, diz ministro

Ministro alerta para os impactos negativos da taxação dos EUA sobre a economia brasileira. Ele destaca que a estratégia do Brasil é buscar novos mercados para mitigar os efeitos da decisão norte-americana.

Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, classificou como “contraproducente” a mistura de agendas políticas e econômicas nas relações dos EUA com o Brasil.

No evento Esfera Infra, no Recife, ele afirmou que o tarifaço dos EUA trará consequências negativas para o emprego no Brasil, mas o país busca novos mercados para seus produtos.

Costa Filho destacou que, em menos de 8 meses de governo Donald Trump, os EUA enfrentam recessão, aumento do desemprego e inflação, afetando a economia global.

Apesar disso, ele ressaltou que a taxação dos produtos brasileiros reforçou a estratégia de buscar mercados alternativos, com mais de 390 novos mercados abertos pelo governo Lula.

O ministro das Cidades, Jader Filho, espera pressões internas nos EUA para rever suas políticas externas.
Já o ministro da CGU, Vinícius de Carvalho, criticou a suspensão de legislações que puniam empresas americanas por corrupção no exterior.

Ele destacou que o Brasil, desde o fim da ditadura militar, tem avançado em cooperação internacional e governança multilateral, focando em transparência, supervisão e sancionamento no combate à corrupção.

Leia mais em infomoney