HOME FEEDBACK

Tarifaço contra o Brasil seria 'injustificável', diz Haddad

Ministro da Fazenda ressalta a importância da parceria entre Brasil e Estados Unidos e critica a possibilidade de tarifas. Ele também defende o avanço do acordo comercial entre Mercosul e a União Europeia, apesar da oposição da França.

Ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad, criticou a possível imposição de tarifas pelos Estados Unidos, chamando-a de "injustificável" durante uma conferência na França.

Segundo ele, retaliações ao Brasil seriam inadequadas, dada a longa parceria entre os países. Haddad afirmou que a economia brasileira está pronta para uma guerra de tarifas, destacando uma balança comercial estável.

No evento na Sciences Po, em Paris, o ministro expressou sua preocupação com a possibilidade de o Brasil e o Mercosul se tornarem "satélites" de potências globais, como EUA, Europa ou China.

Haddad pediu apoio da França para o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, assinado no final do ano passado, mas que ainda precisa de aprovação europeia. A França se opõe ao acordo, preocupada com o impacto na agropecuária local.

Ele ressaltou que a Europa deve considerar o aspecto político do acordo, ao invés de focar apenas nas perdas e ganhos de cada lado. "Não podemos ser forçados a escolher um lado", concluiu Haddad.

Leia mais em folha