HOME FEEDBACK

Tarifaço de 50% de Trump entra em vigor

Tarifa de 50% sobre importações brasileiras imposta por Trump afeta exportações e empregos no Brasil. Governo Lula busca alternativas e pode acionar a OMC em resposta à medida.

Tarifas dos EUA sobre importações brasileiras entram em vigor.

A partir de 6 de agosto de 2025, os EUA impõem uma alíquota de 50% sobre as importações do Brasil, composta por 10% geral e 40% adicional.

Apesar do aumento, 694 produtos brasileiros, representando 43% das exportações de 2024, estão excluídos da taxa total. Esses itens pagarão apenas a tarifa original de 10%.

O Mdic informa que as mercadorias enviadas até 5 de agosto estarão livres da tarifa adicional, com prazo até 5 de outubro para entrarem nos EUA.

Trump justifica a tarifa mencionando um deficit comercial, mas o Brasil compra mais do que vende aos EUA, segundo levantamento.

A imposição das tarifas está relacionada ao julgamento de Jair Bolsonaro no STF por tentativa de golpe, com Trump pedindo que a ação parasse.

O governo Lula, particularmente através do ministro da Fazenda, critica Bolsonaro pela situação. Estão sendo desenvolvidas iniciativas de apoio aos setores afetados.

Em 18 de agosto, o Itamaraty deve divulgar a resposta do Brasil às tarifas, enquanto um comitê sobre o tema foi criado.

A Fiemg estima que o PIB brasileiro pode perder R$ 25,8 bilhões no curto prazo, afetando 146,6 mil empregos em até 2 anos. A perda a longo prazo pode chegar a R$ 110,4 bilhões, com impacto em 618 mil empregos.

Leia mais em poder360