Tarifaço de Trump preocupa governo, pode impactar inflação global e elevar desemprego, diz Tebet
Ministra destaca os riscos do tarifaço de Trump para a inflação e o desemprego global. Governo brasileiro pide cautela e diplomacia em meio à pressão internacional.
Ministra do Planejamento, Simone Tebet, expressou preocupação sobre o tarifaço a ser anunciado pelo governo de Donald Trump, nesta quarta-feira, 2. A ministra alertou que a sobretaxação de produtos brasileiros e de outros países pode impactar a inflação e aumentar a taxa de desemprego global.
“Estamos vendo com preocupação [o tarifaço de Trump]. Isso pode impactar inflação mundial, perdas de emprego”, afirmou, após a cerimônia dos 60 anos do Banco Central.
Tebet destacou a necessidade de cautela em um ambiente global sob pressão e informou que o debate está sob responsabilidade do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. “Esse momento requer diplomacia e calma”, disse.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também comentou sobre a situação. Embora não mencionasse diretamente o tarifaço, ressaltou que “o dia de hoje é muito particular”.
Haddad enfatizou a importância da harmonia entre as políticas monetária e fiscal em tempos de crise, afirmando que desafios globais exigem clareza nas opiniões a serviço do país.