Tarifaço de Trump preocupa “muito mais” o Brasil, diz Tebet
Ministra expressa preocupação com plano tarifário dos EUA que pode impactar a inflação global e a economia brasileira. Tebet destaca a importância da diversidade da economia nacional para enfrentar os desafios impostos por essas medidas.
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, expressou nesta quarta-feira (2/abr.2025) a preocupação do governo brasileiro com o anúncio de um grande plano tarifário pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
Tebet alertou sobre o impacto desse plano na inflação mundial, apesar de não ser direcionado especificamente ao Brasil. Ela afirmou que isso pode acarretar em retração econômica, perdas de emprego e aumento da inflação:
- “O governo ou o país que não vê essa questão com preocupação não entende o que está se passando na nova ordem mundial.”
- “Precisamos aguardar os acontecimentos... com muita serenidade.”
A ministra comentou a diversidade da economia brasileira, destacando que isso pode ajudar a equilibrar o cenário inflacionário. Ela citou parcerias com a China, Europa e Argentina, além da aliança entre a União Europeia e o Mercosul.
Sobre a aprovação do PL da reciprocidade no Senado, Tebet afirmou que foi uma medida equilibrada. Em seu discurso, fez referência ao tarifaço sem mencionar nome:
- “Estamos diante de algumas medidas que poderão impactar inclusive na inflação mundial e brasileira.”
Os investidores ainda analisam a proposta de Trump de aplicar taxas contra todos os países.