Tarifaço expõe o descarte do bolsonarismo, diz Guimarães
Guimarães critica a oposição e destaca a defesa da democracia como prioridade do Brasil diante das tarifas impostas por Trump. A medida acirra as tensões políticas entre aliados e opositores do governo Lula.
José Guimarães, líder do governo na Câmara, comentou sobre a tarifa de 50% imposta pelo presidente dos EUA, Donald Trump, sobre produtos do Brasil, na segunda-feira (14.jul.2025).
Guimarães afirmou que o “tarifaço” expôs o desgaste da oposição e evidenciou a escolha do Brasil em defender a democracia e as instituições.
Trump anunciou a sobretaxa em 9 de julho, justificando por conta do tratamento ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu por tentativa de golpe de Estado.
Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo e aliado de Bolsonaro, criticou inicialmente o governo de Lula (PT) por não se articular. Contudo, reconheceu que a medida impactará a indústria paulista e defendeu a união de esforços para resolver a situação.
Bolsonaro elogiou a medida de Trump, responsabilizando Lula pelo impacto. No entanto, manifestou preocupação com as tarifas que afetam os produtores rurais e sugeriu uma anistia para os envolvidos nos eventos de 8 de Janeiro.