HOME FEEDBACK

Tarifaço, mudanças climáticas e safra menor no Brasil elevam preços do café, diz OIC

Especialistas alertam que a combinação de tarifas americanas, mudanças climáticas e menor produção no Brasil está pressionando os preços do café. A incerteza no mercado deve continuar à medida que a demanda cresce e os estoques se reduzem.

Preço do café em alta devido a impostos dos EUA, mudanças climáticas e baixa safra brasileira, afirma Vanúsia Nogueira, diretora-executiva da Organização Internacional do Café (OIC).

Nogueira destacou que, apesar da alta, o mercado é volátil e incerto, com aumento de consumo e diminuição de estoques.

Ela mencionou a quebra da safra brasileira, eventos climáticos e as tarifas americanas como fatores críticos. As tarifas impostas pelo presidente Donald Trump variam de 10% a 50% e afetam as exportações de café dos países produtores.

A escassez global de café é resultado de déficits de produção nos últimos anos, com forte impacto causado pelas condições climáticas.

No Brasil, maior produtor e exportador mundial, a colheita está abaixo do esperado, afetando a qualidade dos grãos e o mercado. O consumo está crescendo e Nogueira alerta: “O consumidor vai pagar, o consumidor quer café.”

Ela também comentou a dificuldade de prever um retorno à produção normal no Brasil, devido aos fortes eventos climáticos recorrentes.

Leia mais em infomoney