HOME FEEDBACK

Tarifaço: Reunião entre Lula e ministros não foi conclusiva para anúncio de plano de contingência

Lula e ministros avaliam medidas para mitigar impactos da taxação de produtos brasileiros pelos EUA. Reunião indica que plano ainda está em ajustes e novas discussões podem ocorrer ao longo da semana.

Reunião do presidente Lula e ministros nesta segunda-feira, 11, sobre o plano de contingência para mitigar os impactos do tarifaço de 50% do presidente dos EUA, Donald Trump, não foi conclusiva.

O objetivo é socorrer as empresas brasileiras afetadas pela nova taxação.

O governo ainda está analisando medidas e novas reuniões podem ser agendadas. É pouco provável que o plano seja anunciado nesta terça-feira, 12, mas deve sair ainda esta semana.

Participaram da reunião:

  • Vice-presidente: Geraldo Alckmin
  • Ministros: Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Jorge Messias (AGU)

O assessor especial Celso Amorim também esteve presente. Lula dará uma entrevista à BandNews às 18h desta terça.

Em entrevista à GloboNews, Haddad confirmou que a preservação de empregos está prevista na medida provisória (MP) do plano, mas com exceções. Algumas empresas poderão não garantir postos de trabalho devido ao impacto em suas produções.

Segundo Haddad, a MP oferece flexibilidade e instrumentos adaptados para cada CNPJ, com um viés estrutural além das medidas conjunturais.

O plano inclui reformas estruturais, medidas de crédito e melhorias no Fundo de Garantia para Exportações (FGE), buscando fomentar a exportação.

Além disso, o plano de contingência terá linhas de financiamento, considerações tributárias e deverá autorizar compras governamentais em certos casos.

Leia mais em estadao