Tarifas de Trump podem ter impacto similar ao choque do petróleo, diz ex-secretário do Tesouro dos EUA
Larry Summers alerta que as tarifas de Trump podem causar um choque econômico global, comparável a crises como a do petróleo. Ele destaca que o aumento nos preços e o desemprego serão consequências diretas dessa medida.
Larry Summers, ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos, alertou que os aumentos nas tarifas promovidos pelo governo Trump podem impactar a economia global de forma semelhante ao choque do petróleo.
Ele destacou que a queda na capacidade produtiva pode resultar em aumento de preços e desemprego.
Summers comparou esses impactos a eventos catastróficos, como grandes secas ou terremotos, em entrevista ao canal Bloomberg.
A declaração aconteceu horas antes do anúncio de novas tarifas pelo presidente Trump, parte de sua estratégia para reformar as relações comerciais dos EUA.
Recentemente, o governo americano implementou um imposto de 25% sobre aço e alumínio importado, além de 10% sobre produtos chineses.
Segundo Summers, o efeito imediado dessas tarifas será um aumento de preços, impactando o desemprego e a capacidade de investimentos nos EUA. Ele advertiu que esse choque de oferta exercerá pressão sobre o Federal Reserve (Fed).
Por fim, Summers classificou a política comercial de Trump como um “mercantilismo ruim”.