HOME FEEDBACK

Tarifas de Trump: Quais países já receberam carta do presidente americano com novas taxas

Tarifas individuais são estabelecidas para parceiros comerciais a partir de agosto, com Japão e Coreia do Sul recebendo alíquotas de 25%. O governo alerta que práticas para evitar as novas taxas poderão resultar em penalizações mais severas.

Expectativa global marca a ação do presidente dos EUA, Donald Trump, que, nesta segunda-feira, 7, enviou cartas definindo novas tarifas individualizadas por parceiro comercial.

A lista inicial inclui Japão e Coreia do Sul, com uma taxa de 25%. Outros países também já receberam suas cartas, todas com tarifas a vigorar a partir de 1º de agosto.

As comunicações afirmam que os parceiros comerciais têm acesso “desproporcional” ao mercado americano. O governo alerta que “bens transbordados para evitar tarifas mais altas estarão sujeitos à tarifa mais alta”.

As novas tarifas são distintas de tarifas setoriais já aplicadas, como no setor de aço e alumínio, e podem ser cumulativas como medida de retaliação.

Trump avisa: “Se por qualquer razão vocês decidirem aumentar suas tarifas, o valor que escolherem será somado ao valor que cobramos”.

Leia mais em estadao