Tarifas de Trump sobre madeira do Canadá arriscam afetar fornecimento de papel higiênico
As tarifas propostas pelo governo dos EUA podem afetar gravemente a produção de papel higiênico, gerando temores de escassez e aumento de preços. Especialistas da indústria alertam que a dependência da polpa de coníferas canadense torna os fabricantes vulneráveis a interrupções no suprimento.
Tarifas sobre madeira de coníferas podem afetar a produção de papel higiênico nos EUA. O presidente Donald Trump planeja quase dobrar as taxas sobre a madeira do Canadá para 27%, com possibilidade de ultrapassar 50%.
Aumento das tarifas pode impactar a disponibilidade de polpa kraft branqueada de coníferas (NBSK), essencial para a fabricação de papel higiênico e toalhas de papel. A NBSK representa 30% do papel higiênico e 50% das toalhas de papel nos EUA, e é majoritariamente importada do Canadá.
Brian McClay, presidente da TTOBMA, destaca a dependência dos EUA em relação à polpa canadense. Fábricas americanas que usam essa polpa há 30 anos podem não conseguir fazer a transição para alternative fabricadas nos EUA.
Com o aumento das tarifas, existe o risco de escassez de papel higiênico, relembrando as dificuldades enfrentadas durante a pandemia. Trump acredita que as tarifas ajudarão a reviver a manufatura, mas ignoram as qualidades únicas da polpa canadense.
As elevações nas tarifas podem desencadear custos mais altos e restrições de fornecimento na produção de papel. Se as tarifas superarem 50%, algumas serrarias podem fechar, diminuindo a oferta de cavacos de madeira para produção de polpa, segundo McClay.
Sergio Oratória de serrarias mostram que podem operar somente em níveis máximos ou mínimos, o que afetará a oferta na indústria. Julie Landry, da American Forest & Paper Association, alerta que as tarifas podem desestabilizar cadeias de suprimentos transfronteiriças.
Atualmente, as tarifas sobre madeira canadense já excedem 14%, com aumentos previstos. Disputas comerciais têm deixado empresas como a Domtar preocupadas com os impactos do livre comércio entre Canadá e EUA.