HOME FEEDBACK

Tarifas de Trump: veja 3 formas como elas poderão ser aplicadas hoje

Trump anuncia estratégias tarifárias recíprocas que podem impactar as importações de diversos países, incluindo o Brasil. Detalhes sobre a implementação e possíveis categorias de produtos a serem taxados serão revelados durante o evento desta tarde.

Donald Trump anunciará um grande pacote de tarifas de importação nesta quarta-feira, 2, sem muitos detalhes sobre sua implementação.

O presidente promete aplicar tarifas recíprocas contra países que taxam produtos dos EUA. Ou seja, se um país taxar em 20%, também pagará 20% sobre suas importações aos EUA.

Três modelos para a aplicação das tarifas podem ser considerados:

  • Tarifas lineares por país: Uma tarifa geral aplicada a todas as importações de um país. Exemplo: 10% sobre tudo que o Brasil produz.
  • Tarifas por produto ou categoria: Taxas proporcionais por produto. Exemplo: aumento da tarifa sobre o etanol brasileiro de 2,5% para 18%.
  • Tarifas extras para compensar barreiras não-tarifárias: Considerariam cotas de importação e fiscalizações que impedem acesso de produtos americanos, podendo elevar tarifas até 25%.

Essas tarifas extras poderão ser aplicadas tanto no modelo linear por país quanto por produtos, aumentando as incertezas no comércio.

Evento marcado para às 17h (hora de Brasília) trará mais detalhes sobre os modelos.

Leia mais em exame