HOME FEEDBACK

Tarifas dos EUA sobre automóveis entram em vigor, pressionando preços dos carros

Tarifas sobre veículos importados impactarão preços e reparos automotivos nos EUA. Especialistas alertam que os consumidores sentirão o aumento, tanto na compra de novos veículos quanto na manutenção dos usados.

Tarifas sobre veículos importados, anunciadas pelo presidente Donald Trump, entraram em vigor em 3 de maio.

Segundo Trump, a medida visa estimular investimentos e empregos nos EUA, mas analistas alertam que poderá elevar os preços de carros novos em milhares de dólares.

A taxa de 25% se aplica a todos os carros montados fora dos EUA e, partir de 3 de maio, também a peças automotivas importadas, aumentando o custo dos carros fabricados nos EUA e dos reparos.

Haverá uma isenção parcial para veículos fabricados no México ou no Canadá que atendam aos acordos de livre comércio, isentando tarifas sobre peças fabricadas nos EUA e instaladas em carros nessas fábricas.

Essa cláusula reduzirá o impacto em veículos como o Chevrolet Equinox elétrico, que conta com componentes fabricados nos EUA.

A tarifa sobre peças, no entanto, elevará os custos de carros fabricados em estados como Michigan e Tennessee, onde a maioria contém componentes importados.

Aproximadamente 90% do valor de alguns carros Mercedes-Benz, por exemplo, é proveniente de motores e transmissões importados.

O impacto das tarifas variará: carros como o Tesla Model Y terão taxas mais baixas, enquanto veículos importados como o Toyota Prius enfrentarão tarifas mais altas.

Consumidores não vão comprar carros novos também sofrerão com o aumento nos preços de peças como pneus e filtros de óleo.

Michael Holmes, da Virginia Tire and Auto, afirmou que tentará absorver os aumentos, mas alertou que isso pode não ser sustentável.

Além disso, as tarifas podem aumentar os preços dos carros usados à medida que a demanda cresce, tornando os novos inacessíveis.

Os prêmios de seguro também podem subir devido ao aumento nos custos de reparo.

Leia mais em folha