Tarifas dos EUA sobre importações da Índia sobem para 50% por compras de petróleo russo
Tarifas de importação dos EUA sobre produtos indianos dobram para 50%, aumentando as tensões entre os dois países. A Índia reage criticando a medida e pede apoio do governo para mitigar os efeitos econômicos.
Estados Unidos aumentam tarifas de importação da Índia para 50%
No dia 27 de setembro, as tarifas aplicadas pelos EUA às importações da Índia, anteriormente em 25%, dobraram para 50%. Esta ação, do presidente Donald Trump, visa punir a Índia por comprar petróleo da Rússia, que está em guerra com a Ucrânia.
A Índia, um dos maiores importadores de petróleo russo, criticou a medida, considerando-a “injusta, injustificável e irracional”. Exportadores temem por perdas de empregos e pedem intervenção do governo. Este aumento nas tarifas poderá intensificar as tensões entre os dois países e promover laços mais fortes da Índia com a China.
A nova tarifa de 50% é uma das mais elevadas contra parceiros comerciais e pode ser vista como um embargo comercial. No entanto, isenções foram anunciadas para setores como produtos farmacêuticos e semicondutores.
As exportações da Índia para os EUA em 2024 totalizaram US$ 87,3 bilhões. A tarifa elevada pode afetar pequenas empresas e já resultou em cancelamentos de pedidos em setores como têxtil e joalheria.
Ajay Sahai da Federação de Organizações Exportadoras da Índia pediu por apoio de liquidez do governo, mencionando a necessidade de garantir o pagamento de funcionários. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, prometeu “reduzir a carga tributária” durante o discurso do Dia da Independência.
O Ministério das Relações Exteriores da Índia defendeu suas importações de petróleo russo, ressaltando que a demanda surgiu após fornecedores tradicionais desviarem para a Europa. A Rússia correspondeu a quase 36% das importações de petróleo da Índia em 2024.
Peter Navarro, conselheiro econômico de Trump, alegou que a Índia não reconhece sua responsabilidade no conflito, enquanto Wendy Cutler, do Asia Society Policy Institute, expressou preocupações sobre a deterioração da confiança comercial entre os dois países.
Trump utiliza tarifas como uma ferramenta para abordar práticas comerciais que considera desleais. Vale notar que as tarifas sobre produtos brasileiros também foram elevadas para 50% deste mês, com várias isenções.
Com informações da AFP