Tarifas sobre automóveis entram em vigor, aumentando a pressão sobre os preços de carros novos nos EUA
Tarifa de 25% sobre veículos e peças importadas pode elevar preços de carros novos em milhares de dólares. Especialistas alertam que custos também afetarão carros usados e serviços de reparo automotivos.
Tarifas sobre veículos importados entram em vigor com uma taxa de 25% para carros montados fora dos EUA. A partir de 3 de maio, a tarifa também se aplica a peças automotivas importadas.
O presidente Donald Trump afirma que a medida impulsionará investimentos e empregos, enquanto analistas projetam aumento de preços em milhares de dólares.
Haverá isenção parcial para carros fabricados no México ou Canadá que atendam aos acordos de livre comércio. Montadoras não pagarão tarifas sobre peças fabricadas nos EUA e instaladas em veículos no exterior.
O impacto será desigual: carros como o Chevrolet Equinox elétrico, montado no México, pagarão tarifas somente sobre partes produzidas no exterior.
A tarifa sobre peças aumentará os custos dos carros fabricados nos EUA, pois muitos veículos têm mais da metade de seus componentes importados. Por exemplo, 90% do valor de alguns carros da Mercedes-Benz vem de partes importadas.
- Carros como o Tesla Model Y e o Honda Passport terão tarifas mais baixas devido à alta porcentagem de peças da produção nacional.
- Carros importados, como o Toyota Prius e modelos da Porsche, enfrentarão tarifas mais altas.
Mesmo compradores de peças de reposição sentirão o impacto das tarifas, já que itens como pneus e pastilhas de freio ficarão mais caros. Michael Holmes, da Virginia Tire and Auto, mencionou que os custos não podem ser absorvidos indefinidamente.
Analistas alertam que os preços dos carros usados também podem aumentar à medida que os novos se tornem inacessíveis, potencialmente elevando os prêmios de seguro devido a reparos mais caros.