‘Tarifas universais anunciadas por Trump são um duro golpe na economia mundial’, declarou a União Europeia
Ursula von der Leyen critica tarifas de Trump como ameaça à economia global e defende negociações. Autoridades da UE expressam preocupação com o aumento do protecionismo e seus efeitos nas relações comerciais.
Presidente da Comissão Europeia critica tarifas de Trump
Nesta quinta-feira (3), Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, expressou sua desaprovação em relação às tarifas anunciadas por Donald Trump, considerando-as um “duro golpe na economia mundial”.
A líder da UE afirmou que a União Europeia está pronta para reagir, mas que “ainda não é tarde demais” para negociações.
Ela destacou que estas tarifas representam um aumento do protecionismo e podem causar sérias consequências para milhões de cidadãos.
Von der Leyen também mencionou que a UE não pode aceitar práticas de excesso de produção ou dumping que afetam seu mercado interno.
Ela defendeu a transição de um cenário de confronto para um diálogo construtivo.
Bernd Lange, presidente da Comissão de Comércio do Parlamento Europeu, também criticou as tarifas, chamando-as de “injustificadas, ilegais e desproporcionais”.
A crítica de Lange alinha-se à preocupação de von der Leyen sobre os impactos negativos dessas medidas na economia global e nas relações comerciais.
*Reportagem produzida com auxílio de IA*
Publicado por Victor Oliveira