HOME FEEDBACK

Tarifas vão aumentar a inflação e desacelerar o crescimento ainda este ano, diz Barr

Michael Barr alerta para os riscos das políticas comerciais de Trump, que podem resultar em aumento da inflação e do desemprego. O diretor do Federal Reserve destaca a incerteza sobre os impactos econômicos das recentes tarifas implementadas.

Diretor do Federal Reserve alerta sobre impacto das tarifas de Trump

Michael Barr, diretor do Federal Reserve, afirmou que as políticas comerciais de Donald Trump podem elevar a inflação, reduzir o crescimento econômico e aumentar o desemprego ainda em 2023.

Em declarações na Islândia, Barr destacou que os recentes aumentos de tarifas são sem precedentes e alertou para a possibilidade de interrupções nas cadeias de suprimentos globais. Ele acredita que tarifas mais altas poderiam causar pressão inflacionária persistente e que algumas pequenas empresas podem não se adaptar, aumentando o risco de falências.

“A economia pode desacelerar, levando a um aumento do desemprego”, disse Barr, ressaltando a difícil posição do Fed diante de uma possível alta de inflação e aumento do desemprego.

Os comentários dele refletem as preocupações do presidente do Fed, Jerome Powell. Barr enfatizou que o Fed deve ser paciente antes de ajustar as taxas de juros, observando a força atual da economia e do mercado de trabalho, enquanto espera para ver os efeitos das tarifas.

Além disso, Barr renunciou ao cargo de vice-presidente de supervisão para evitar conflitos diretos com Trump. Ele foi nomeado por Joe Biden e anteriormente pressionou por regras mais rígidas para bancos, enquanto Trump escolheu a crítica Michelle Bowman para a supervisão do Fed.

O discurso de Barr é seu primeiro sobre política monetária em cerca de um ano.

Leia mais em infomoney