Tarifas via cartas valerão a partir de 1º de agosto e podem chegar a 70%, diz Trump
Trump anuncia novas tarifas que podem chegar a 70% a partir de agosto. O presidente destaca prazo até 9 de julho para que países aliados negociem e evitem aumentos nas taxas de importação.
Donald Trump anunciou nesta sexta-feira (04) que as tarifas que constarem nas cartas aos países entrarão em vigor em 1º de agosto.
Essas tarifas podem chegar a 70% em alguns casos. Ele afirmou que “até o dia 9” todos os países estarão “totalmente cobertos” pela nova normativa.
O prazo de 9 de julho marca o fim da pausa das tarifas recíprocas, permitindo que parceiros comerciais cheguem a acordos e evitem tarifas de importação mais altas.
As tarifas vão variar de 10% a 70%, conforme mencionado por Trump. Ele confirmou que “10 ou 12” cartas seriam enviadas ainda hoje, com as demais sendo enviadas nos próximos dias.
Caso oficializadas, as novas tarifas serão superiores às inicialmente anunciadas em 2 de abril, incluindo a da China, que era de 34%.
Trump não especificou os países destinatários, mas ressaltou que há impasses nas negociações com a União Europeia e Japão, os quais provavelmente não serão resolvidos antes do fim da pausa das tarifas.